Conheça o que há de melhor em Vila Velha
Você conhece o Brasão do Município de Vila Velha, certo? Mas você sabe o porquê da utilização dos elementos e o significado de cada um dos símbolos que compõem o Brasão?
– O escudo português ibérico cortado, principal. Abriga os principais símbolos da colonização portuguesa e do Convento da Penha. O escudo, lembra a origem lusitana de nossa Pátria. A Cruz da Ordem Militar de Cristo é a peça componente da primeira Bandeira que foi hasteada em solo brasileiro e evidencia a colonização portuguesa no solo espírito-santense e que tem em Vila Velha o seu berço de nascimento.
– No primeiro campo, dentro do escudo português ibérico, partido à direita em campo de prata a Cruz de Cristo, Cruz de Malta Portuguesa, muito comum em escudos de colonização e descoberta portuguesa.
– No segundo campo góles vermelho, à esquerda, uma estrela no canto superior, lembrando a figura ilustre do Donatário Vasco Fernandes Coutinho, sobre um turbante indígena , lembra os primeiros donos da terra, os índios e uma cruz cristã, tudo de ouro, em amarelo, representa o Frei Pedro Palácios.
– No terceiro campo, de blau azul, tendo por base o mar, uma montanha de ouro, destacando o Convento da Penha, maior símbolo do município e do Estado, também de ouro.
– Já pelo lado de fora do escudo principal, um listel de prata carregado com os seguintes dizeres em preto: 1535 (ano da Colonização do Solo Espírito-Santense – 23 de maio de 1535), VILA VELHA (nome da Cidade, em caixa alta), 1896 (ano em que a então Vila foi oficialmente declarada cidade conforme a Lei Estadual nº 212, de 30 de novembro de 1896.
– Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata que é a de Cidade, tendo na torre central uma flor de liz de ouro em campo de azul, representa Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do Município de Vila Velha.