Bolsa atleta impulsiona vitórias de esportistas de Vila Velha
Atletas de Vila Velha contemplados pelo programa Bolsa Atleta participaram de competições de kickboxing, natação, judô, tiro prático e jiu-jítsu e voltaram para casa com resultados expressivos. As disputas aconteceram em diferentes estados e garantiram medalhas e classificações para etapas nacionais e internacionais.
A lutadora Alane dos Santos Costa, 28, venceu o Campeonato Estadual de Kickboxing, na modalidade low kick, realizado entre os dias 11 e 13 de abril na Arena Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica. Com o título, Alane garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Hexacampeã estadual, ela também venceu a Copa Brasil Esportes de Contato e tem presença confirmada na World Cup, que será realizada na Argentina.
Na natação, Murillo Peres Dias, 14, ficou em terceiro lugar nos 50 metros peito durante o Torneio de Velocidade promovido pela Federação Aquática Capixaba, no dia 22 de fevereiro, no Clube Álvares Cabral. O atleta já havia conquistado a medalha de prata nos 200 metros peito, no Torneio Absoluto da mesma federação, realizado no dia 5 de abril.
A judoca Maria Luiza Felisberto Barbosa, 13, venceu o Campeonato Brasileiro de Judô da Região III, na categoria sub-15, para atletas com menos de 40 kg. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) no dia 30 de março e reuniu representantes da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No tiro prático, Carlos Eduardo Machado Aguiar, 39, conquistou duas medalhas de ouro durante a final do Campeonato Estadual de Shotgun, nas categorias mini rifle e CCP. As provas foram disputadas nos dias 4 e 5 de abril, no Clube de Tiro de Cachoeiro de Itapemirim. Em 2023, o atleta havia sido campeão estadual nas categorias shotgun open overall e CCP open overall. Na modalidade shotgun, os competidores utilizam espingardas calibre 12 ou 20 e disparam entre 6 e 25 metros de distância.
O atleta de jiu-jítsu Anderson Emanuel, conhecido como Sorriso, 13, foi prata no Campeonato Rio Fall Kids International Open 2025, na categoria infantojuvenil 2. A competição foi realizada no dia 6 de abril, na Barra da Tijuca (RJ). No dia 13 do mesmo mês, ele foi campeão da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Jiu-jítsu Desportivo, disputada na Arena Jacaraípe, na Serra.
Criado pela Prefeitura de Vila Velha, o Bolsa Atleta é voltado para esportistas e paratletas de alto rendimento e auxilia nas despesas com treinos, viagens e alimentação, garantindo condições mínimas de preparação para competições em diferentes níveis, incluindo eventos internacionais.
Texto: Jaqueline Da Hora Foto: Assessoria