Posto da Polícia Ambiental será inaugurado hoje no Parque Jacarenema
Nesta terça-feira (29), às 8h30, Vila Velha avança de forma significativa na proteção do meio ambiente com a inauguração do Posto de Fiscalização da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Localizada na entrada do Parque Natural Municipal de Jacarenema - às margens da Rodovia do Sol, próximo ao bairro Santa Paula I e à Barra do Jucu -, a base policial vai reforçar a segurança ambiental e contribuir para a preservação de um dos maiores patrimônios ecológicos da cidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, a entrega do posto policial reforça o compromisso da gestão com a preservação dos recursos naturais. “Com a inauguração do posto de fiscalização, damos mais estrutura e condições para que a Polícia Militar Ambiental atue de forma efetiva dentro do parque. É um ganho enorme para a cidade, para o meio ambiente e para as futuras gerações”, destacou.
A nova estrutura faz parte do conjunto de investimentos no Parque de Jacarenema e funcionará integrada ao Centro de Educação Ambiental, já inaugurado. A área já conta com uma infraestrutura completa, composta por sala multiuso para oficinas, anfiteatro, sala de leitura, espaço administrativo, banheiros acessíveis, bebedouro e um memorial que narrará a história da luta pela criação do parque.
A inauguração do Posto Policial é a terceira etapa de um amplo projeto de requalificação da área. A segunda fase foi marcada pela entrega da Ponte da Madalena e da sua via de acesso de 3 km, que atravessa a orla dentro do parque. A via inclui pavimentação, drenagem e ciclovia, promovendo mais segurança, acessibilidade e conforto para moradores e turistas, além de incentivar o uso de transportes alternativos não motorizados.
Com 346 hectares — o equivalente a 320 campos de futebol — o Parque de Jacarenema é uma das maiores áreas verdes de Vila Velha. Durante décadas, sofreu com a pressão da especulação imobiliária, extração irregular de areia, invasões e outros danos ambientais. Agora, com o fortalecimento da presença da Polícia Militar Ambiental, somado ao trabalho educativo e de conscientização do Centro de Educação Ambiental, o parque se consolida como um símbolo de preservação e vitória de toda a cidade, da comunidade e dos ambientalistas que sempre lutaram por sua proteção.
Texto: Rodrigo Elias Foto: assessoria