Agentes de saúde e de combate às endemias têm capacitação em primeiros socorros
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Vila Velha participam, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), de uma palestra sobre noções básicas de primeiros socorros, ministrada pela 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar. A atividade acontece no Auditório do Parque Urbano Duque de Caxias.
A Referência Técnica em Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), Fernanda Vaz, destaca a importância da capacitação em primeiros socorros para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Segundo ela, o conhecimento é essencial para que esses profissionais possam agir corretamente em situações de emergência, como casos de crianças engasgadas, crises epilépticas ou queimaduras.
“O curso prepara os agentes tanto para intervir de forma imediata no ambiente de saúde quanto para acionar o Samu 192 de maneira adequada, comunicando com precisão a situação e as necessidades do atendimento”, explica.
Ao todo, 313 agentes vão participar da formação. A Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) adota a capacitação permanente dos servidores como estratégia para aprimorar os serviços e garantir um atendimento mais qualificado à população.
A capacitação integra uma das disciplinas do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, oferecidos dentro do Projeto Mais Saúde com Agente. A iniciativa é realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).