?Crianças transformam sede comunitária em São Torquato com arte urbana
O segundo ciclo de oficinas do projeto cultural Metalóides foi encerrado com uma colagem coletiva que coloriu a sede do Projeto União, em São Torquato, Vila Velha. A ação reuniu 17 crianças que participaram de três encontros realizados no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do bairro. Juntas, elas criaram bótons e lambe-lambes (pôsteres colados com grude artesanal) que expressam ideias, sentimentos e reflexões sobre o território.
O painel coletivo instalado no encerramento das oficinas, na última quarta-feira (14), transformou o espaço comunitário em um verdadeiro mural de arte urbana, resultado do trabalho criativo desenvolvido durante o ciclo. A proposta do projeto é estimular a produção artística como ferramenta de pertencimento, expressão e construção coletiva, envolvendo moradores de diferentes faixas etárias.
O projeto Metalóides é idealizado pelo artista e educador popular Eduardo Mariano Ribeiro. A proposta utiliza o lambe-lambe e a produção de bótons para promover ações de arte urbana com foco em temas sociais e culturais. As atividades são gratuitas e voltadas para moradores do município a partir de 10 anos.
“O contato com a arte fortalece o imaginário e a autoestima das crianças. Quando elas ocupam os espaços com seus próprios símbolos e mensagens, reconhecem seu valor e constroem novas formas de convivência”, afirmou o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior.
Financiado pelo Edital nº 001/2024 do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), na linha de fomento à difusão, apresentação e formação, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Vila Velha, do Cultura Viva e do Ministério da Cultura. Novos ciclos de oficinas estão previstos para os próximos meses, com continuidade das ações no bairro.
Texto: Luiz Eduardo Neves Foto: Divulgação