Editais de cultura de Vila Velha

Editais de cultura de Vila Velha

Saiba Mais

29/08/2025
Author avatar
Prefeitura de Vila Velha

Editais de cultura de Vila Velha são apresentados ao Iphan

 

A coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura (Semcult) da Prefeitura de Vila Velha, Aline Lima Pereira, participou da mesa-temática sobre Fomento ao Patrimônio Cultural, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES). O encontro reuniu guardiãs e guardiões do Ofício das Baianas de Acarajé e representantes de órgãos culturais do estado e da União, no objetivo de discutir oportunidades de apoio às tradições populares.
 
Na ocasião, Aline Lima Pereira apresentou os editais de fomento já realizados e em andamento pela Prefeitura de Vila Velha. Entre eles, o Programa de Coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo, que em seus ciclos contemplou projetos de circo, capoeira, congo, renda de bilro e culturas tradicionais de matriz africana, com valores que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por iniciativa. A mesa-temática aconteceu na segunda-feira (26), no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória.
 
Também foram destacados os investimentos da Lei Paulo Gustavo (2023) e da Política Nacional Aldir Blanc (2024 e 2025-2026), que apoiam ações de apresentação, difusão, formação e fortalecimento da identidade cultural por meio de expressões afro-brasileiras, indígenas, quilombolas e de povos tradicionais.
 
Além da representante de Vila Velha, participaram da mesa a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo, Nieve Matos da Silva, e o gestor de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, Luiz Henrique Rodrigues.
 
Segundo o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, o momento fortalece a valorização das tradições locais e amplia a autoestima coletiva: “O apoio ao patrimônio imaterial significa reconhecer saberes ancestrais como fundamentais na formação da identidade de Vila Velha. Esse investimento garante que nossas comunidades transmitam seus conhecimentos e mantenham viva a memória social”.

 

Texto: Luiz Eduardo Neves  Foto: Assessoria

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo