Museu Homero Massena participa de programação nacional sobre mudanças climáticas
O Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, vai integrar a 19ª edição da Primavera de Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que começou nesta segunda-feira (22) e prossegue até domingo (28). Neste ano, o evento terá como tema “Museus e mudanças climáticas”, e a programação conta com intervenção artística, oficina de tintas naturais e oficina de cerâmica.
Entre os destaques está a intervenção artística da capixaba Aline Amaral, que ocupa o espaço expositivo do museu até domingo. Formada em Artes Visuais pela Ufes, a artista trabalha com pigmentos naturais e propõe uma reflexão sobre a terra como matéria, memória e identidade. “O solo é também um repositório de histórias”, afirma a descrição curatorial de sua mostra, que remete à conexão entre elementos da natureza e narrativas culturais.
A programação inclui também oficina de tintas naturais, na quarta-feira (24), das 10h às 11h30, voltada a estudantes e a visitantes. A atividade, ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Virgínia Amaralinda Calabrez Martins, será realizada ao ar livre e combinará visita mediada, fala sobre arte e meio ambiente e experimentação com pigmentos à base de temperos.
Já na sexta-feira (26), das 10h às 11h30, o museu promove uma oficina de cerâmica, conduzida pelo arqueólogo e historiador Henrique Antônio Valadares Costa (Semope). A proposta é relacionar a prática às tradições dos povos originários e à cultura capixaba, ampliando a reflexão sobre patrimônio cultural e sustentabilidade.
A iniciativa busca discutir o papel dos museus frente à crise ambiental, ressaltando a necessidade de preservar o patrimônio cultural e natural em um cenário de transformações climáticas. A proposta é que cada museu participante desenvolva atividades capazes de provocar reflexão sobre sustentabilidade e responsabilidade coletiva.
“A Primavera de Museus é uma oportunidade de ampliar o papel do Museu Homero Massena como espaço de reflexão. Não se trata apenas de preservar memória e patrimônio, mas de conectar arte, educação e meio ambiente num debate urgente para o nosso tempo”, destacou o secretário municipal de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior.
A programação 19ª edição da Primavera de Museus está sendo realizada pela Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Obras.
Serviço
Programação da 19ª edição da Primavera de Museus
Intervenção artística – Aline Amaral: De terça-feira (23) a domingo (28)
Oficina de Tintas Naturais: quarta-feira (24), das 10h às 11h30
Oficina de Cerâmica: sexta-feira (26), das 10h às 11h30
Museu Atelier Homero Massena – Rua Antônio Ferreira Queiroz, 777, Prainha, Vila Velha
Texto: Rodrigo Elias Foto: Adessandro Reis