Defesa Civil recebe visita

Ministério das Cidades em Vila Velha

Saiba Mais

25/09/2025
Author avatar
Prefeitura de Vila Velha

Defesa Civil recebe visita de representante do Ministério das Cidades

 

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha (SEMPDEC) recebeu a visita do representante da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, o engenheiro geólogo Leonardo Souza.  O encontro teve como objetivo mostrar ao profissional as iniciativas realizadas pelo Município na área de prevenção e enfrentamento de desastres, especialmente nas regiões consideradas de risco geológico.
 
Durante a reunião, que aconteceu terça-feira (24), foram apresentados os trabalhos do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), que orienta as ações da Defesa Civil em áreas vulneráveis.  Segundo o Secretário da SEMPDEC, Coronel Marcelo D’Isep, a visita foi muito produtiva.
 
“Vila Velha tem desenvolvido medidas importantes voltadas à segurança da população que reside em locais suscetíveis a deslizamentos e outros desastres naturais. Esse diálogo com o Ministério das Cidades fortalece a integração entre os entes federativos e busca ampliar o suporte técnico e institucional para a implementação de projetos de prevenção e mitigação de riscos”, ressaltou.
 
Ações
 
Atualmente o município conta com o Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR), que identificou 100 setores de risco em Vila Velha. Destes, três são classificados como de risco Muito Alto (R4), 70 como risco Alto (R3) e 27 com risco Médio (R2), distribuídos em 22 bairros suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e outros processos geodinâmicos.
 
O Município de Vila Velha conta também com o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC), que é atualizado todo ano. Esse plano é elaborado pelo Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil composto pelas Secretarias Municipais. Em caso de desastre, o Comitê está pronto para realizar os trabalhos previstos e estabelecidos no PMPDEC.
 
Além disso, durante o ano a Defesa Civil Municipal tem trabalhado na prevenção, que conta com o cadastro dos moradores das 100 áreas de risco do município. Também foram criados os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, que são formados por moradores das áreas de risco. Esses moradores são capacitados para ajudar nas ações de Proteção e Defesa Civil, principalmente, nas ações de prevenção.
 
O município também conta como forma de prevenção com o “Projeto Defesa Civil nas Escolas”, realizado junto com a Secretaria Municipal de Educação. Em 24 bairros estão sendo desenvolvido o projeto, que leva às crianças e aos adolescentes a cultura da prevenção de desastre e a percepção de risco.

 

Texto: Rúbia Medina  Foto: Assessoria

 

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo