Ação de proteção às mulheres

Proteção às mulheres em Vila Velha

Saiba Mais

02/09/2025
Author avatar
Prefeitura de Vila Velha

Mais de 2 mil alunos participaram de ações de proteção às mulheres

 

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Vila Velha encerrou as ações da campanha Agosto Lilás, com a participação de mais de 2 mil alunos da rede municipal em rodas de conversa, oficinas e dinâmicas sobre a conscientização e o combate à violência contra a mulher. Ao longo do mês, estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 28 unidades de ensino, debateram sobre a igualdade de gênero, a violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha.
 
As ações educativas foram conduzidas pela equipe multiprofissional da Gerência de Saúde, Educação e Prevenção (Gsep), da Semed, em parceria com diversas entidades e órgãos especializados. Lorena Lins, assistente social da equipe multiprofissional Gsep/Semed e conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vila Velha (Comddim), explica que as atividades buscam sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção e do acolhimento às mulheres em situação de violência.
 
“Durante todo o ano letivo é feito um trabalho de conscientização e prevenção à violência doméstica contra a mulher, mas a programação é intensificada no mês de agosto, com formações e palestras educativas com foco na divulgação da Lei Maria da Penha, nas formas de denúncia e nos serviços especializados de atendimento à mulher, destacando o papel fundamental de instituições que oferecem suporte qualificado”, aponta.
 
Além de atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que prevê a inclusão de conteúdos sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da Educação Básica (Lei Federal nº 14.164/2021), essas ações estão alinhadas com a Lei Municipal nº 6.233/2019, que institui a “Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha”, realizada anualmente em agosto nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha.
 
“Essa iniciativa tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre os direitos das mulheres, promover uma reflexão crítica sobre a violência de gênero e fortalecer a cultura de respeito, equidade e cidadania no ambiente escolar”, aponta a secretária de Educação, Carla Cabidel.
 
Junto à Secretaria de Educação de Vila Velha, a campanha Agosto Lilás contou com a parceria da Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha; Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres - MPES, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher; Centro Margaridas; Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Vila Velha e Defensoria Pública/Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres.

 

Texto: Karol Bertordo  Foto: Assessoria

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo