Consulta pública sobre arborização
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha realizará, nesta terça-feira (23), uma consulta pública sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O encontro está marcado para as 17h30, no auditório do Parque Urbano Duque de Caxias, e terá como pauta a apresentação do diagnóstico da arborização da cidade.
Além da audiência presencial, a prefeitura elaborou um questionário on-line para ampliar a participação popular. O formulário está disponível no link no https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSff5fyH9rUeD6iBqNf0Hc757NDJVZx54dKT89m9qK7J-hmWFQ/viewform
"A construção de um plano de arborização exige diálogo com a população. O questionário é uma ferramenta para que todos possam contar sua experiência, indicar necessidades do seu bairro e contribuir com sugestões. Assim, garantimos que este plano reflita os desejos de quem vive e ama Vila Velha", disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabela Igreja.
A iniciativa integra o programa Vila Velha Descarbonizada, que reúne ações voltadas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e ampliar áreas verdes. O município já plantou 15 mil mudas em regiões como o Parque de Jacarenema, a restinga das orlas, a Prainha, o Morro do Moreno e o Parque da Manteigueira.
Outra frente em andamento é o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que prevê o plantio de 50 mil mudas em unidades de conservação, como o Parque de Jacarenema, o Parque da Manteigueira e o Morro do Penedo. A expectativa é recuperar 230 mil metros quadrados, área equivalente a 28 campos de futebol.
Vila Velha Descarbonizada
O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) é um dos eixos estratégicos do programa Vila Velha Descarbonizada, que integra iniciativas de arborização, reflorestamento e preservação ambiental com políticas de mobilidade sustentável e inovação energética.
Entre as medidas já em curso estão a recuperação de áreas sensíveis, como a restinga da orla e o Parque de Jacarenema, onde já foram plantadas mais de 10 mil mudas; a implantação de energia solar em prédios públicos; a construção de 50 km de novas ciclovias; e a oferta de patinetes e bicicletas compartilhadas para incentivar meios de transporte limpos.
O município também acompanha projetos privados de transformação de resíduos em biometano, que devem evitar a emissão de 170 mil toneladas de CO²eq e movimentar a economia verde local com geração de empregos diretos e indiretos.
Texto: Rodrigo Elias Foto: Antônio Carlos